segunda-feira, 6 de julho de 2009

OFICINAS TP1



A sessão coletiva 1 e 2 GESTAR II de matemática de Blumenau realizou-se no dia 18 de junho do corrente ano no CEDUP, as atividades desenvolvidas foram proveitosas conforme relato das professoras Eliana, Josiane e Cássia: “ Os alunos precisam estar envolvidos com exemplos práticos de geometria durante o processo da aprendizagem matemática durante todo o ano letivo e não que estes apareçam apenas lá no final do currículo do ano em série.

Materiais didáticos concretos também precisam ser explorados em sala de aula e para isso acontecer, seria interessante que estes fossem de acesso aos professores de matemática.

A Geometria deveria de fato ser conduzida com os alunos desde as Séries Iniciais do Ensino Fundamental e não ser algo desenvolvido nas séries finais. Mas este de fato bate de frente com as questões que o professor das Séries Iniciais, os pedagogos, muitas vezes não são “fãs” da área da matemática e isto contribuem para que deixem de lado certos assuntos sendo que as unidades de grandezas e sua conversão são umas destas em geral”.

Os professores Tania Oliveira e Felipe Lamberg relataram o seguinte “O fato de não utilizarmos a calculadora para calcular IMC-Índice de Massa Corporal nos força a buscarmos os conceitos básicos da divisão. Para ajustarmos os próprios IMCs à média, utilizamos o valor do denominador, pois aumentando ou diminuindo este valor do IMC. No caso de Tânia professora participante para ajustar o cálculo da média da mesma, diminuindo uma vez o valor do numerador, o valor do denominador seria excessivo, sendo que neste caso a melhor opção é diminuir pela meia unidade no valor do quociente, ou seja, no valor do IMC”



Um comentário:

  1. Professor Tarcisio, parabéns por seu trabalho, percebemos que esta equipe está bastante integrada e disposta a romper as barreiras dos antigos paradigmas didáticos nas praticas pedagógicas, o gestar veio a dar este suporte. parabéns a toda equipe.Sergio ferreira

    ResponderExcluir