segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ATIVIDADES TP4

RELATÓRIO ATIVIDADES SESSÃO COLETIVA 7

No dia 20 de agosto de 2009 realizou-se nas dependências do CEDUP, o encontro presencial dos participantes do GESTAR II de matemática de Blumenau, sendo que no período matutino, seguindo as orientações do livro Teoria e Prática, conforme o mesmo fez-se a socialização das atividades do professor na sala de aula e, além disso, a discussão da transposição didática da compra e a prazo, as possibilidades de trabalhar com o aluno na sala de aula. No período vespertino realizamos uma sessão livre, quando trabalhamos atividades que no 1º semestre não se concretizaram. Foi produzido o tangran, o corte, a sua montagem, a produção de figuras geométricas, o cálculo das diagonais, a proporcionalidade entre figuras geométricas equivalentes, a relação com o teorema de Pitágoras. Além disso, fizemos dobraduras como à flor, o jogo do resto e a exploração do plano cartesiano usando o jogo Batalha Naval.

RELATÓRIO ATIVIDADES SESSÃO COLETIVA 8 DO TP 4 –Unidade 15 – Data: 03/09/09
No período matutino os cursistas do Gestar II em pequeno grupo escolheram entre diversas situações problemas mencionados no TP4, que os mesmos desenvolveram na sala de aula, desta forma socializaram as atividades realizadas e se houve entusiasmo e dificuldades na execução das atividades. Após a socialização os relatores apresentaram os resultados das conclusões dos grupos. Também se discutiu a transposição didática assunto relacionado ao estudo de ângulos semelhantes, atividades realizadas pelos cursistas fora de sala de aula num dia ensolarado para medir as sombras no estudo das proporcionalidades.
No período da tarde em pequeno grupo os cursistas leram o Texto de referência sobre “Transposição Didática” de Cristiano Muniz do TP1, quando no final da leitura se fez relatórios conclusivos. No mesmo momento trabalhou-se com deduções de regras em álgebra, como isto poderá ser aplicado na cotidianidade e na praticidade. Ainda na mesma tarde iniciou-se a confecção de cartões para trabalhar com operações de polinômios com material concreto e aplicaram-se algumas atividades práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário